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A escuta empática

 
Vários estudos destacam a escuta empática como uma das competências mais críticas a desenvolver. Na comunicação com os outros, temos tendência a querer ser escutados e compreendidos em primeiro lugar. E quando escutamos os outros é com intenção de vir a responder...

A escuta empática é uma ferramenta poderosa na comunicação eficaz, e requer uma mudança de paradigma. Escutamos com a intenção de compreender genuinamente os outros e a forma como vêm o mundo. Ao fazê-lo, satisfazemos a sua necessidade de ser compreendidos e apreciados. Em consequência disso, estarão mais recetivos à nossa influência, no sentido de se trabalhar em conjunto uma solução Ganhar-Ganhar.

Abordamos a escuta empática no Hábito 5 dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - "Procure Primeiro Compreender Para Depois Ser Compreendido":
- Procuramos ativamente os pontos de vista dos outros;
- Damos atenção à forma como os outros respondem e se ajustam às necessidades;
- Ouvimos genuinamente para compreender.