Contatos

As 4 disciplinas da Execução™ - Certificação de Gestores

 

Desafio

A execução dos objetivos estratégicos é, atualmente, um dos maiores desafios do negócio. Alinhar managers e equipas com os objetivos mais importantes é uma batalha sem fim. Mantê-los envolvidos e motivados é absolutamente crítico. Imagine uma organização onde as pessoas estão focalizadas nas principais prioridades e motivadas para concretizar os Objetivos Verdadeiramente Críticos (“OVCs”).

Porque falha a Execução?

A pesquisa da FranklinCovey em centenas de organizações e milhares de equipas revela que as falhas de execução se manifestam de 4 formas:

1. Os Managers e as equipas não conhecem o objetivo. Este pode não estar definido, ou podem existir demasiados, ou a informação sobre os mesmos não estar a chegar a todos.
2. Os Managers e as equipas não sabem o que fazer para concretizar o objetivo. Muitos não sabem que atividades críticas contribuem para a concretização do objetivo. Estas acabam substituídas pelo “turbilhão” do dia a dia...
3. Não mantêm registos de progresso. Poucos conseguem identificar indicadores-chave de sucesso, ou identificar e medir os comportamentos específicos que levam à concretização do objetivo.
4. Não são responsabilizados. Muito poucos reúnem pelo menos uma vez por mês com o seu manager para discutir o seu progresso e não se sentem responsabilizados.

Embora disponham de mais opções e recursos tecnológicos do que nunca, poucas pessoas sabem filtrar as prioridades— por vezes conflituantes - e executar sem falhas as mais importantes.

Solução

Para criar uma Cultura de Execução é necessário implementar 4 disciplinas a todos os níveis da organização, institucionalizando uma abordagem comum para todas as equipas.

1. Focalize-se no que é Verdadeiramente Crítico. Uma execução excecional requer prioridades filtradas e a definição do que é mais importante para a organização.
2. Atue nos Indicadores de Progresso. 20% das atividades produzem 80% dos resultados. Estas devem ser identificadas, transformadas em ações individuais e o seu progresso deve ser monitorizado.
3. Mantenha um Scoreboard Mobilizador. As pessoas e equipas estão mais motivadas quando têm registo do seu progresso, e um scoreboard adequado que as mobiliza para o sucesso.
4. Mantenha uma cadeia de responsabilização. Teremos melhores executantes em Culturas onde a coresponsabilização é instituída. Pessoas e equipas são envolvidas num processo semanal que destaca sucessos, analisa e corrige falhas, criando um verdadeiro sistema de gestão de performance.

Os Resultados decorrem do produto de duas variáveis: a estratégia e a execução. As 4 Disciplinas permitem-lhe desenvolver a capacidade de controlar a variável da execução. Ao longo dos anos apercebemo-nos de que não se trata apenas de ensinar as 4 Disciplinas aos gestores, mas de os ensinar a ensinar e a transferi-las para as suas equipas, os gestores conduzem todo o processo a um novo nível e exponenciam os resultados!

Com esta ideia em mente, desenvolvemos um processo comprovado para proporcionar aos gestores a experiência, o reforço para vencer e ferramentas de aplicação simples para executar as suas principais prioridades.

Sobre o Workshop

Formatos Disponíveis:

Acompanhamento de um consultor certificado que o ajudará a implementar As 4 Disciplinas na sua Organização.

O que está incluído

- Manual do Participante – manual composto por exemplos e exercícios que permitem aprofundar a aprendizagem mesmo depois de terminado o processo de certificação.
- Textos Essenciais de Gestão Estratégica – este livro aprofunda os conceitos básicos trabalhados no workshop.
- Pocket Card – As 4 Disciplinas.
- Guia da Certificação de Gestores – o processo de Certificação de Gestores passo a passo.
- CD com Ferramentas de Produtividade.
- Cartões Bússola de Trabalho.
- Vídeos do Gestor Certificado.